Homenageado do mês de Outubro / Zé Ramalho, José Ramalho Neto / * 3/10/1949 Brejo da Cruz, PB / Cantor. Compositor. Produtor / Seu pai faleceu quando ele tinha dois anos de idade, sendo então entregue pela mãe ao avô, José Alves Ramalho.

Pesquisar este blog

MPB - Google Notícias

Quem Somos?


 A Rádio Campinarte na verdade é um blog com o objetivo de divulgar, promover e na medida do possível gerar renda para os artistas (músicos) em particular do Terceiro Distrito de Duque de Caxias no Rio de Janeiro.
Um blog com cara de rádio, notícias do mundo do rádio, cantores do rádio.Um blog que tem como uma de suas principais bandeiras os novos talentos sem esquecer dos grandes nomes da música popular brasileira de todos os tempos; sem esquecer os pioneiros, os baluartes, os verdadeiros ícones da era de ouro do rádio. Fazemos isso para que esses novos talentos não percam de vista nossas referências musicais que até hoje são veneradas mundo a fora - uma forma que encontramos de dizer um MUITO OBRIGADO àqueles que nos proporcionaram (e continuam proporcionando) com suas vozes, suas músicas, momentos de paz e alegria. Uma maneira de agradecer a todos que ajudaram a compor as trilhas sonoras de milhões e milhões de pessoas.
Este blog irá gradativamente estreitar os seus laços com as Rádios Comunitárias que desenvolvem um papel importantíssimo em nossos bairros.
A Rádio Campinarte tem (fundamentalmente) um compromisso com a qualidade e o bom gosto / e qualidade e bom gosto nos vamos pinçar nos nossos bairros, o que nós queremos mesmo é fazer jus ao nome: RÁDIO CAMPINARTE - O SOM DAS COMUNIDADES.


CLIQUE NAS IMAGENS E OUÇA OS NOSSOS ESPECIAIS

  
   

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Homenagem - Especial / Paulinho Nogueira

Paulo Mendes Pupo Nogueira
* 8/10/1929 Campinas, SP
+ 2/8/2002 São Paulo, SP

Desde a infância manifestou tendência para as artes, principalmente desenho e música, através do violão. Começou a tocar violão aos dez anos de idade. Viveu em Campinas até terminar o colegial, quando mudou-se para São Paulo. Foi professor de violão e desenvolveu um método próprio de ensino do instrumento. É o inventor da craviola. Morreu de infarte na cidade de São Paulo.

Começou tocando como solista em boates de São Paulo e nas Rádios Bandeirantes e Gazeta. Dono de um estilo moderno, foi considerado um dos precursores da bossa nova em São Paulo. Nos anos 1950, tornou-se conhecido pelo grande público. Em 1959, lançou pela Columbia seu primeiro LP "A voz do violão", disco instrumental no qual interpretou entre outras, a guarânia "Índia", de Guerrero, o samba "Agora é cinza", de Bide e Marçal; "Luar do sertão", de João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense e "O orvalho vem caindo", de Noel Rosa e Kid Pepe. No ano seguinte, assinou contrato com a RGE e lançou o LP "Brasil, violão e sambalanço", com destaque para "Brigas nunca mais", "Noite cheia de estrelas", "Fita amarela" e "O menino desce o morro".

Em 1961, gravou pela RGE seu único disco em 78 rpm com os sambas "Menino desce daí", de sua autoria e "Tema do boneco de palha", de Vera Brasil e Sivan Castelo Neto. Gravou o LP "Outros sambas de ontem e de hoje", no qual interpretou ao violão sambas como "Zelão", "Ele é engraxate", "João Valentão" e "Agora é cinzas". Dois anos depois, lançou o LP "Mais sambas de ontem e de hoje" no qual interpretou clássicos da bossa nova como "Samba em prelúdio", "A mesma rosa amarela", "Garota de Ipanema" e "Desafinado".

Em 1964, passou a dar aulas de violão, tendo sido professor do violonista e compositor Toquinho. Nesse ano lançou o LP "A nova bossa e o violão" no qual estão presentes canções como "Marcha da quarta-feira de cinzas", de Vinícius de Moraes e Caralos Lyra, "Mas que nada", de Jorge Bem e "Bossa da praia". Nesse ano, recebeu o Troféu Pinheiro de Ouro, pelo governo do Estado do Paraná.

Em 1994, passou a integrar o projeto instrumental Brasil Musical, patrocinado pelo Banco do Brasil. Neste projeto, atuou com vários outros artistas como Egberto Gismonti, Zimbo Trio, Paulo Moura, Nivaldo Ornelas, Artur Moreira Lima, e outros. Em 1995, o selo Movieplay lançou o CD "Coração violão", com a música título de sua autoria e Dulce Auriemo, além de "Nas asas do moinho", de sua autoria e outras. Em 1996, o selo Tom Brasil lançou o CD "Brasil musical - Série música viva - Paulinho Nogueira e Alemã", no qual interpreta diversas com o instrumentista Alemão. A partir de 1998, passou a integrar o juti "Prêmio Visa-MPB", criado em São Paulo pela Rádio Eldorado e Jornal Estado de São Paulo, para descobrir novos talentos brasileiros.Em 1999, lançou "Reflections", disco que saiu pela gravadora norte-americana Malandro Records. Nesse ano, gravou com Toquinho o CD "Sempre amigos" no qual interpretaram 13 canções, entre as quais, "Samba em prelúdio", de Baden Powell e Vinícius de Moraes.
Em 2002, lançou seu último disco, "Chico Buarque - Primeiras composições", interpretando 11 canções de Chico Buarque, entre as quais, "Carolina", "Olê, olá", "A banda", "João e Maria", "Joana Francesa", "Com açúcar e com afeto" e "Quem te vei, quem te vê" e que mereceu do crítico Marco Antonio Barbosa o seguinte comentário; "Infelizmente, o reconhecimento público de Paulinho Nogueira não está à altura de sua estatura como instrumentista - se estivesse, este álbum sera saudado com salvas de canhão". Gravou 23 LPs, sendo um deles o "Festival de Violão", no qual fez o lançamento da Craviola. Este instrumento, desenhado por ele mesmo, foi exportado para vários países, como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. (Saiba mais sobre Paulinho Nogueira no site Dicionário Cravo Albin da Mùsica Popular Brasileira)

Seguidores

Ouça grátis as 100 maiores músicas do Jazz

Ouça grátis as 100 maiores músicas do Jazz
Clique na imagem

22 de Novembro é dia de Santa Cecília...

Padroeira dos músicos, por isso hoje também é comemorado o dia do músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.
O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.
A santa dos músicos
Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia. Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convence-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo.

Mito grego
Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas. Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música.
Fonte: UFGNet

Rádio MEC AM

CONTOS NO RÁDIO