Homenageado do mês de Outubro / Zé Ramalho, José Ramalho Neto / * 3/10/1949 Brejo da Cruz, PB / Cantor. Compositor. Produtor / Seu pai faleceu quando ele tinha dois anos de idade, sendo então entregue pela mãe ao avô, José Alves Ramalho.

Pesquisar este blog

MPB - Google Notícias

Quem Somos?


 A Rádio Campinarte na verdade é um blog com o objetivo de divulgar, promover e na medida do possível gerar renda para os artistas (músicos) em particular do Terceiro Distrito de Duque de Caxias no Rio de Janeiro.
Um blog com cara de rádio, notícias do mundo do rádio, cantores do rádio.Um blog que tem como uma de suas principais bandeiras os novos talentos sem esquecer dos grandes nomes da música popular brasileira de todos os tempos; sem esquecer os pioneiros, os baluartes, os verdadeiros ícones da era de ouro do rádio. Fazemos isso para que esses novos talentos não percam de vista nossas referências musicais que até hoje são veneradas mundo a fora - uma forma que encontramos de dizer um MUITO OBRIGADO àqueles que nos proporcionaram (e continuam proporcionando) com suas vozes, suas músicas, momentos de paz e alegria. Uma maneira de agradecer a todos que ajudaram a compor as trilhas sonoras de milhões e milhões de pessoas.
Este blog irá gradativamente estreitar os seus laços com as Rádios Comunitárias que desenvolvem um papel importantíssimo em nossos bairros.
A Rádio Campinarte tem (fundamentalmente) um compromisso com a qualidade e o bom gosto / e qualidade e bom gosto nos vamos pinçar nos nossos bairros, o que nós queremos mesmo é fazer jus ao nome: RÁDIO CAMPINARTE - O SOM DAS COMUNIDADES.


CLIQUE NAS IMAGENS E OUÇA OS NOSSOS ESPECIAIS

  
   

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sábado, 21 de novembro de 2015

Especial / Alcione




Resultado de imagem para Alcione
Alcione Nazaré
 21/11/1947 São Luís, MA
Cantora. Instrumentista. Compositora.
O pai, João Carlos Dias Nazareth, foi mestre de banda da Polícia Militar de São Luís do Maranhão e professor de música. Foi ele quem lhe ensinou, ainda cedo, a tocar diversos instrumentos de sopro, como o clarinete, que começou a estudar aos 13 anos. Com essa idade, tocava e cantava em festas de amigos (...)
[Saiba Mais]

Resultado de imagem para Alcione

Dados Artísticos

Em 1968 mudou-se para o Rio de Janeiro indo trabalhar em uma loja de discos. Começou cantando na noite, levada pelo cantor Everardo, que ensaiava no Little Club, boate situada no conhecido Beco das Garrafas, reduto histórico do nascimento da bossa nova, em Copacabana. Destacou-se ao vencer as duas primeiras eliminatórias do programa "A Grande Chance", de Flávio Cavalcanti. (...)
[Saiba Mais]

Resultado de imagem para Alcione

Obras

  • Amor em tom menor (c/ Nilton Barros)
[Saiba Mais]

Resultado de imagem para Alcione

Discografia

  • (2015) Alcione ao vivo – Grandes Encontros • Marrom Music/ Biscoito Fino • CD
  • (2015) Alcione ao vivo – Grandes Encontros • Marrom Music/ Biscoito Fino • DVD
  • (2014) Eterna Alegria ao vivo • Marrom Music/ Biscoito Fino • CD
  • (2013) Eterna Alegria • Marrom Music/ Biscoito Fino • CD
  • (2012) Duas Faces - Ao vivo na Mangueira • Biscoito Fino • CD
  • (2012) Samba Book - João Nogueira (participação) • Musikeria • CD
[Saiba Mais]

Resultado de imagem para Alcione

Shows

  • Alcione – “Inusitado – Chantant Enchantée” (2015) Teatro Câmara, Cidade das Artes, Rio de Janeiro
  • Alcione – gravação do DVD “Eterna Alegria ao vivo” (2014) Barra Music, Rio de Janeiro
  • Alcione – lançamento do CD “Eterna Alegria” (2013) Vivo Rio, Rio de Janeiro
  • Alcione – lançamento do CD “Eterna Alegria” (2013) HSBC Brasil, São Paulo
  • Alcione – lançamento do CD “Eterna Alegria” (2013) Credicard Hall, Belo Horizonte (MG)
  • Alcione (2013) Festival “Back2Black”, Rio de Janeiro
[Saiba Mais]

Resultado de imagem para Alcione

Bibliografia Crítica

  • ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
  • ALBIN, Ricardo Cravo. MPB Mulher. (Fotos: Mario Luiz Thompson). Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin/Elpaso e SESC Rio de Janeiro, 2006.
  • ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.
  • ALBIN, Ricardo Cravo. O Livro de Ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A., 2003.
  • AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008.
  • CABRAL, Sérgio. Elizeth Cardoso - uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D.
ALCIONE RECEBE MEDALHA TIRADENTES NA ALERJ
Com a desenvoltura de uma artista em apresentação, a cantora Alcione transformou em palco o Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Foi ela quem comandou a festa e deu o tom na cerimônia em que recebeu a Medalha Tiradentes, nesta quarta-feira (11/04), das mãos do deputado Chiquinho da Mangueira (PMDB) pelos seus 40 anos de carreira.
A festa começou com uma apresentação da bateria da escola mirim da Mangueira e um vídeo com um pot-pourri de músicas da Marrom. Segundo o deputado, homenagear a cantora com a mais alta comenda da Casa é uma forma de reconhecer não só seu talento musical, mas também seus serviços prestados à cultura e à população fluminense. “Alcione tem uma visão social, pois, há 25 anos, junto comigo, fundava o projeto Mangueira do Amanhã, algo que mudaria toda a estrutura da escola”, disse Chiquinho.
A carreira de 40 anos conta com um invejável currículo profissional, que inclui 27 discos de ouro, cinco de platina, um duplo de platina, uma galeria com 350 troféus e inúmeros títulos e honrarias. Para Alcione, a medalha é uma forma de também homenagear seu estado, o Maranhão, e os amigos. “É muito importante isso. Como diria o Cartola, estou recebendo flores em vida. Fico muito feliz e agradecida”, declarou.
Alcione Dias Nazareth nasceu em São Luís em 21 de novembro de 1947. A influência musical veio de casa: seu pai, João Carlos Dias Nazareth, era músico da banda da Polícia Militar do Maranhão e compositor. Aos 12 anos, fez sua primeira apresentação na Orquestra Jazz Guarani, regida pelo próprio pai. Formou-se e lecionou por dois anos como professora, mas não largou a música, tendo se apresentado na TV do Maranhão em 1965 e 1966. Veio para o Rio em 1968, e, na cidade, foi balconista e trabalhou na cantina do Ministério da Fazenda. Nessa época, começa a cantar na noite, levada pelo cantor Everardo.
Alcione ensaiava no Little Club, boate situada no Beco das Garrafas, em Copacabana, reduto onde teria nascido a bossa nova. Mas também cantou em outros locais. A sorte começa a sorrir para ela quando vence as duas primeiras eliminatórias do programa “A Grande Chance”, de Flávio Cavalcanti. De cara, assina seu primeiro contrato profissional com a TV Excelsior e vai se apresentar no programa “Sendas do Sucesso”. Após seis meses na emissora, sai em turnê pela América Latina. Nos anos 70, conhece Jair Rodrigues e começa a se apresentar com Emílio Santiago. Vai para a Europa, onde fica dois anos.
De volta ao Brasil, grava, em 1972, seu primeiro compacto. “O surdo” e “Não deixe o samba morrer”, seus primeiros sucessos, são dos anos 70. De lá para cá, foram 39 discos. Em 1987, numa ação pioneira, funda a Escola de Samba Mirim da Mangueira. Em 2003, tem seu grande momento: é agraciada com o Grammy Latino de melhor disco de samba.

Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj
(21) 2588-1627 / 2588-1404

---------------------------------------------------------------------------------









Seguidores

Ouça grátis as 100 maiores músicas do Jazz

Ouça grátis as 100 maiores músicas do Jazz
Clique na imagem

22 de Novembro é dia de Santa Cecília...

Padroeira dos músicos, por isso hoje também é comemorado o dia do músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.
O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.
A santa dos músicos
Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia. Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convence-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo.

Mito grego
Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas. Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música.
Fonte: UFGNet

Rádio MEC AM

CONTOS NO RÁDIO