Arquivo do blog

Campinarte Notícias e Músicas

Translate

MPB - Google Notícias

Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2021

O que há de melhor pelas comunidades / Jair Guedes (atualizado) Memória

Quero destacar o CD de Cesar Nascimento – Cantando o Estácio.
Deste CD vamos ouvir trechos de três sambas de Jair Guedes e parceiros. Pela ordem:
Morro de Saudade - Cesar Nascimento e Jair Guedes
Intérprete – Dominguinhos do Estácio
Seu Zé – Cesar Nascimento, Jair Guedes e Soneca
Intérprete – Jair Guedes
A fome – Cesar Nascimento, Jair Guedes e Nilton Correa
Intérprete – Jair Guedes
A nova música de Soneca / J. Guedes e J. Nunes - Forma do Querer
Intérprete: Jorge Nunes

JAIR GUEDES (* 27/03/1960 + 29/03/2021) / A história de Jair começa aos 14 anos na Escola de Samba São Carlos, hoje Estácio de Sá. Jair (que já compunha) começou a frequentar a quadra da São Carlos levado pelo seu padrinho - o Mago -, e o sonho daquele menino era fazer parte da Ala de Compositores. Naquela época quem quisesse entrar para a Ala de Compositores tinha que apresentar três sambas de quadra. E foi o que ele fez. E olha que naquele tempo só tinha fera: Darci do Nascimento, o próprio Mago, César Veneno, Oliviel, Jaime, Djalmão (uma relíquia), ele compôs os sambas, passou no teste e entrou para Ala de Compositores. A quadra nessa época ficava na Marquês de Sapucaí. O que chamava muito a atenção eram os sambas de terreiro e, claro, a bateria. Jair recorda nomes como Hélio Macadame, Nelson Galinha, Rato e outros. Jair se lembra que o samba só terminava lá pelas seis horas da manhã apesar do Bafo da Onça ficar bem ao lado. Uma coisa que eu não posso deixar de registrar é que a Estácio durante esses últimos anos tem ficado naquele sobe e desce e o Jair tem um samba de quadra que entrou para a história da Escola, virou slogan da Escola – A saudade apertou.

Jair e Soneca vinham perdendo a anos e anos seguidos as disputas de samba-enredo até o Ti-ti-ti onde eles pararam por causa de um acidente sofrido pelo Jair que caiu de cima de um telhado, numa tentativa de homenagear a bateria da Estácio. Jair teve a idéia de fazer este samba que acabou marcando. Lá se vão aproximadamente vinte anos e o samba ainda é um grande sucesso.
JAIR GUEDES NO ESPERANÇA DE NOVA CAMPINAS
Em 2007 foi campeão de Samba Enredo no Esperança de Nova Campinas de parceria com Soneca, o enredo era João da Grande Rio, poeta por natureza
 Em 2008 de parceria com Sérgio da Silva e Carlito do Sal foi novamente campeão e o enredo era Madureira, um Rio de Beleza.
G.R.E.S. Estácio de Sá "RUMO AO CAMPEONATO NO CARNAVAL 2015" Apresentação dos sambas concorrentes para o Carnaval de 2015 De Braços Abertos, de Janeiro à Janeiro. Sorrio, Sou Rio, Sou Estácio de Sá! Carnavalescos Amauri Santos e Tarcísio Zanon ------------------------------------------------------------------------------------------ Soneca, Jair Guedes, Dilson Gamafeu, Geovane, Dinho Santa Rita e Fernando do Taxi. Intérpretes : Marcos 10 HOJE O DIA É MEU SERÁ QUE SOU EU O DONO DESSA FESTA VOU COLORIR A CIDADE BIS GRITAR DE FELICIDADE ESTÁCIO A HORA É ESSA EU AGRADEÇO AO CRIADOR POR ESSA DIVERSIDADE MARAVILHOSAMENTE BELA EM AQUARELA EMOLDUROU A MINHA CIDADE APORTEI NO PARAISO TROPICAL EM GRANDE ESTILO DESFILEI CORANDO CHICO REI SENSASIONAL QUANDO A ARTE É A VIDA CRISTO REDENTOR É UNIVERSAL A POMBA BRANCA ANUNCIOU ÔÔÔ A FESTA VAI COMEÇAR AQUELE TOQUE BREJEIRO BIS SALVE SÃO JORGE GUERREIRO E MINHA MÃE IEMANJÁ RIO DE NEGROS E BRANCOS DE TANTOS ENCONTROS UM POVO FELIZ PRAIA DE SOL ESCALDANTE NOS CANTOS MAIS BELOS DESSE PAÍS TEM BAMBAS Ô MULATAS, SAMBA E FUTEBOL SOU ESTACIO DE SÁ O DOMINGO É DE CÉU AZUL ASSIM O RIO É CARNAVAL 450 FAZ O RIO DE JANEIRO SER SORRISO O ANO INTEIRO DOU PARABÉNS PRA VOCÊ BATERIA MEDALHA DE OURO BIS NO MEU PAVILHÃO O MEU LEÃO É VERDADEIRO RIO TU TENS MAGIA E SÃO SEBASTIÃO O PADROEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário