Arquivo do blog

Campinarte Notícias e Músicas

Translate

MPB - Google Notícias

Pesquisar este blog

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Músicas anos 50: hits e o cenário musical nessa década

 


A origem da música data séculos antes de Cristo, acompanhando o desenvolvimento e evolução do homem durante todo o tempo. Por conta disso, iremos falar de épocas marcantes da música na história da humanidade, como as músicas anos 50.

Começando, então, pelas músicas dessa década, que revolucionaram o cenário musical e até o comportamento do homem em sociedade!

CENÁRIO MUSICAL DOS ANOS 50

Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os Estados Unidos estava em plena ascensão financeira e artística, fazendo assim com que muitos estilos musicais surgissem. A popularização dos estilos musicais se deu por conta do grande desenvolvimento tecnológico durante a guerra, aproximando regiões do mundo todo.

Nessa época, ainda nos Estados Unidos, ritmos como o Jazz, o Blues, o Country, o Rhytm and Blues e, ainda, o Folk começaram a se popularizar no início da década. Porém, ao mesmo tempo, nos subúrbios americanos um novo estilo vinha ganhando força desde o final dos anos 40, misturando diversos estilos musicais para criar algo novo e único.

Você já devem imaginar do que estamos falando: foi assim mesmo, entre as músicas dos anos 50, que começou a história do Rock!

CENÁRIO MUSICAL DOS ANOS 50 NO BRASIL

Seguindo essa linha, no Brasil, o jazz se misturou com o samba, dando origem ao gênero musical mundialmente conhecido como Bossa Nova. Assim, eternizando nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, por exemplo.

MÚSICAS POPULARES NOS ANOS 50

Com a chegada do Rock, além da popularização e mistura de ritmos pelo mundo todo, houveram grandes movimentos em torno do cenário musical. Assim, separamos as músicas em alta na década de 50 em nacionais e internacionais. São elas:

MÚSICAS NACIONAIS DOS ANOS 50

Com a criação da Bossa Nova e demais estilos musicais, as músicas brasileiras mais tocadas na década foram, segundo o site Músicas mais tocadas:

  1. Pé de Manacá – Isaurinha Garcia e Hervé Cordovil
  2. Estúpido Cupido – Celly Campello
  3. Conceição – Cauby Peixoto
  4. Risque – Linda Batista
  5. Lata d’água – Marlene
  6. Café Soçaite – Jorge Veiga
  7. Vingança – Linda Batista
  8. Tereza da Praia – Dick Farney e Lúcio Alves
  9. Mocinho Bonito – Doris Monteiro

MÚSICAS INTERNACIONAIS DOS ANOS 50

Através de nomes como Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Bill Halley, Johnny Cash, o rock tomou conta do mundo. Porém nomes como o de Ray Charles mantinham o jazz e o blues entres os estilos mais escutados no mundo.

As músicas internacionais mais ouvidas na década variam de posições conforme a fonte. Abaixo, colocamos segundo a wedj.com, mas no site da Billboard você pode ver o top 100 de cada ano!

  1. Come Fly With Me – Frank Sinatra
  2. That’s Amore – Dean Martin
  3. Jailhouse Rock – Elvis Presley
  4. I Walk The Line – Johnny Cash
  5. I’ve Got You Under My Skin – Frank Sinatra
  6. All Shook Up – Elvis Presley
  7. In the Mood – Glenn Miller
  8. La Bamba – Ritchie Valens
  9. You Make Me Feel So Young – Frank Sinatra
  10. Love Me Tender – Elvis Presley

DISCOS MAIS VENDIDOS NOS ANOS 50

É importante lembrar que foi na década de 50 que os discos de vinil começaram a entrar no cotidiano das pessoas. Entre os 100 discos mais vendidos na década, existem dez álbuns de Frank Sinatra, seis de Harry Belafonte, Johnny Mathis, Mitch Miller & The Gang e Mantovani.

Entretanto, não foram esses nomes os responsáveis pelos discos mais vendidos na década, e sim os álbuns abaixos, listados na Queen Net:

  1. Elvis’ Christmas Album – Elvis Presley (1957)
  2. My Fair Lady – Trilha Sonora da Peça (1956)
  3. Kind of Blue – Miles Davis (1959)

A GUITARRA MAIS FAMOSA DO MUNDO É DOS ANOS 50

Não dá para falar da música nos anos 50 sem lembrar que foi nessa década que nasceu a Fender Stratocaster, modelo de guitarra que se tornaria um dos mais icônicos do mundo todo. Desenhada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares, a Stratocaster foi criada no ano de 1954 e é vendida até hoje!

AS MÚSICAS DOS ANOS 50 INFLUENCIANDO A MÚSICA MODERNA

Como já falamos anteriormente, foi nos anos 50 que surgiram nomes e estilos musicais, como o Rock e a Bossa Nova, que influenciam artistas e composições até hoje. O que você acha das músicas dos anos 50? Compartilhe com a gente seus artistas e músicas favoritas da época!

Fonte / https://blog.multisom.com.br/musicas-anos-50/

Nenhum comentário:

Postar um comentário