sábado, 25 de fevereiro de 2017

Domingo de carnaval terá eclipse solar | Radioagência Nacional


Victor Ribeiro
Neste domingo, um bloco diferente vai sair nas ruas de mais da metade do país. É o bloco dos admiradores do eclipse solar. O auge do fenômeno será por volta das 11 e meia da manhã, no horário de Brasília.

Mas, dessa vez, os brasileiros só vão conseguir ver uma parte do sol coberta pela sombra da lua. Quanto mais ao sul, maior a sombra.

Somente em alguns países da África e no extremo sul da América o sol ficará totalmente encoberto. Como a Lua está mais distante da Terra e não conseguirá cobrir o sol completamente, nesses locais será possível ver um anel de fogo formado em volta do satélite.

Quanto mais ao sul, mais o sol estará encoberto pela sombra da lua. Em Brasília, serão 16%. Quem estiver pulando o Carnaval em Salvador vai ver a sombra cobrir um terço do sol. No Rio de Janeiro e em São Paulo, cerca de 40%. Já os gaúchos que moram em Chuí, extremo sul do Brasil, vão ver 70% do sol tomados pela sombra da lua.

Na região da Amazônia Legal, será possível acompanhar o eclipse em apenas duas capitais: Cuiabá e Palmas, onde 10% do sol ficarão encobertos. Mas no próximo eclipse solar, no dia 21 de agosto, só os moradores do Norte do país conseguirão ver o sol totalmente encoberto.

Mas atenção: não olhe diretamente para o sol. O brilho pode causar danos permanentes à visão, mesmo se a pessoa usar chapa de raio-x, óculos escuros ou filme fotográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos?



A Rádio Campinarte na verdade é um blog com o objetivo de divulgar, promover e na medida do possível gerar renda para os artistas (músicos) em particular do Terceiro Distrito de Duque de Caxias no Rio de Janeiro.
Um blog com cara de rádio, notícias do mundo do rádio, cantores do rádio. Um blog que tem como uma de suas principais bandeiras os novos talentos sem esquecer dos grandes nomes da música popular brasileira de todos os tempos; sem esquecer os pioneiros, os verdadeiros ícones da era de ouro do rádio.
Fazemos isso para que esses novos talentos não percam de vista nossas referências musicais que até hoje são veneradas mundo a fora - uma forma que encontramos de dizer um MUITO OBRIGADO àqueles que nos proporcionaram (e continuam proporcionando) com suas vozes, suas músicas, momentos de paz e alegria. Uma maneira de agradecer a todos que ajudaram a compor as trilhas sonoras de milhões e milhões de pessoas.
Este blog irá gradativamente estreitar os seus laços com as Rádios Comunitárias que desenvolvem um papel importantíssimo em nossos bairros.
A Rádio Campinarte tem (fundamentalmente) um compromisso com a qualidade e o bom gosto / e qualidade e bom gosto nós vamos pinçar nos nossos bairros.
O que nós queremos mesmo é fazer jus ao nome: Rádio Campinarte, o som das comunidades.


CLIQUE NAS IMAGENS E OUÇA OS NOSSOS ESPECIAIS





Seguidores